MENU
CLICK AQUI - Genocídio Contra os Palestinos
15/03/2023 18:37 em Política Sem Rodeios COM VILMA AMARO

Ataques ao Meio Ambiente  e aos indígenas não podem ser  aceitos
Genocídio contra os palestinos

 Desde que o grupo Hamas invadiu Israel e praticou atos condenáveis como a invasão de uma "rave"  causando várias mortes, Israel tomou uma atitude desproporcional de profundo ódio contra o povo palestino. Essa ação do Hamas está sob investigação porque foi muito estranho que  um país com a tecnologia que dispõe  tenha sido surpreendido com esse ataque .
Foi o estopim que o governo ultradireitista de Benjamin Netanyahu precisava para tentar destruir a faixa de Gaza que reúne em uma pequena área  cerca de 2 milhões de habitantes .
Depois do ataque a Israel, segmentos amplos da mídia  descobriram que Israel e seu povo sofreram um ataque que merecia retaliação. Mas sobre os assassinatos, as violências que Israel vem praticando há décadas contra o povo palestino o silêncio era quase total. Prisões arbitrárias, inclusive de adolescentes palestinos, assassinatos, espancamentos, violências de todo tipo contra o povo palestino eram colocados debaixo do tapete. Vez por outra, uma pequena notinha saia no pé de página ou em algum noticiário de passagem na televisão , coisa rara.

O êxodo forçado 

Violência maior foi agora, Israel exigir que a população pobre da palestina, quase um milhão de pessoas vivendo no norte de Gaza  saíssem correndo para o sul de Gaza para que 300 mil soldados israelenses  fortemente armados  entrassem na região e saíssem cometendo atos que não se sabe bem como seriam, já que o desejo de vingança é latente.  Israel exigia até que os pacientes de hospitais  palestinos saíssem correndo do norte para o sul, com o que não concordaram os "Médicos sem Fronteiras", de forma corajosa sob risco da própria morte. Seria uma cena  caótica. Como levar os pacientes, de macas ou embrulhados em toscos lençóis correndo pelas ruas debaixo de  mísseis. Energia elétrica, água, comida , medicamentos, tudo cortado do povo palestino por Israel. Povo inocente. Se houve ataque do H amas , o problema seria entre este grupo e o Estado de Israel. mas, o primeiro ministro Netanyahu  resolveu ameaçar os palestinos  de todas as formas. Um ministro israelense afirmou que  qualquer país que ataque Israel perderá terras. É o expansionismo israelense em ação. 

Crueldade extrema contra um povo inocente

Mesmo fugindo com seus pertences pobres, debaixo de uma chuva de mísseis israelenses, o povo palestino se  deslocou em massa para o sul e mesmo assim , os israelenses  continuaram atacando, desta vez a região sul, como testemunham palestinos.
O Brasil agiu rápido  para retirar os brasileiros de Israel, que saíram com tranquilidade do país, mas da Palestina Israel não deixa sair,  com o maior desprezo pelo sofrimento de nossos nacionais. E de outros países também. 
O Egito tem razão ao exigir um cordão humanitário para o povo palestino (antes de abrir suas fronteiras para os estrangeiros passarem).  Mesmo no sul, palestinos  permanecem sem água, sem comida, sem energia. Mulheres estão dando à luz ou submetidas a cesarianas no chão de hospitais com poucos medicamentos disponíveis.  No norte, tiveram seus lares destruídos , seus filhos mortos e feridos. 

Brasileiros também são vítimas 

Israel não permite a saída dos brasileiros, mesmo depois de  acordos feitos pela diplomacia brasileira. Não está  cumprindo palavras . O que parece  uma estratégia de desgaste tanto para os brasileiros como para os palestinos que , diante dos ataque violentos de Israel gostariam de sair para viver em paz. São pessoas inocentes que não tem a ver com as ações deste ou daquele . E o Estado de Israel está praticando vingança em cima de um povo sofrido e inocente, o que não se coaduna com a  civilização.

Por um Estado Palestino ,livre e soberano

Os palestinos têm direito a uma pátria livre e soberana , respeitada por todo mundo, seu povo tem direito a viver em paz. Israel que teve  seu território definido depois da 2a.  segunda guerra  em 1948 deveria  viver dentro de suas fronteiras e não tentar ampliar seu território, avançando sobre os direitos de outros  povos. E há estudos que poderiam ser um indício da cobiça de Israel : o petróleo que existiria em Gaza.
Além de querer, ao que parece, anexar o norte de Gaza , Israel também avançou na Cisjordânia onde estabeleceu 700 mil colonos. Esperemos que isso não se concretize ,reduzindo à metade o território de Gaza e obrigando dois milhões de pessoas a viverem confinadas como se ali fosse um campo de concentração. 

Direito de viverem em paz

E com o ódio demonstrado pelo primeiro ministro  Netanyahu aos palestinos ( e o de outras autoridades que chamaram os palestinos de "animais" ) está  prejudicando o próprio povo de seu país, que também tem direito de viver em paz e agora está assustado , se recolhendo em bunkers ao toque de sirenas. 
O governo de Israel está sendo extremamente cruel contra os palestinos. O que vai tirando qualquer  razão de Israel . Se  no passado os judeus sofreram um genocídio horroroso  praticado por Hitler que isso fique bem gravado na sua memória. E que Israel não  pratique holocausto semelhante contra um povo inocente, pobre e sem pátria obrigado a fugir  com seus parcos pertences  sob bombardeios que significam uma extrema maldade.  Que  o povo e as autoridades de Israel ponham um freio  ao ódio de alguns  de seus dirigentes. E que os dois povos, possam conviver no futuro em paz, sem ódios, sem violências sem opressão contra o mais fraco. E que Gaza seja reconstruída com os recursos de Israel que destruíram casas e prédios na região.

Por um Estado palestino livre e soberano !
O governo Lula se elegeu com apoio  dos partidos progressistas e democratas contra a ignorância , a truculência e o atraso do governo anterior.

O governo Lula criou vários ministérios  e escolheu duas mulheres para comandar o  Ministério do Meio Ambiente, Marina Silva, e o dos Povos indígenas, Sonia Guajajara.
Mas, depois da aprovação do novo marco fiscal  que  exigiu muito do  esforço  do Ministro Fernando Haddad , o presidente da Câmara , Arthur Lira  voltou às suas origens e ruralistas  estão tentando passar a boiada ,como dizia o ex- Ministro Ricardo Salles, que depois de  todas os estragos  que fez  como titular da pasta ambiental de um governo inominável ainda se propõe  a ser candidato a prefeito da cidade de São Paulo. Claro que as chances de vitória são zero.
Mas, os ataques ao meio ambiente poderão fazer o país perder milhões de apoio financeiro e apoio político do mundo inteiro. No plano externo Lula tem sido aplaudido por se colocar de forma soberana  no concerto internacional, enquanto aqui na terra brasilis, um Congresso majoritariamente reacionário que  privilegia seus próprios interesses e não do país , agora quer passar o restante da boiada. Tirar a demarcação das terras indígenas tira todo o sentido do Ministério dos povos indígenas, que não terá motivo de existência , é uma ataque violento e inaceitável contra  esses  povos que sofreram ao longo de toda  a história do país e, em especial do governo anterior, toda espécie de violência e genocídio. Não pode passar. São pautas  do governo anterior. 
Mas, como disse Lula no evento com a Fiesp na quinta-feira, 25, não é o fim do mundo. Afirmou que é preciso negociar. Mas, nesse caso, não  caberia nem a negociação. Porque a  atribuição do que vai fazer cada ministério cabe ao Executivo. Imiscuir-se nessa atribuição presidencial  aí sim é o fim do mundo, falta de critério, atropelamento de poderes. Decidir sobre o número de ministérios é uma coisa ( artigo 88 da Constituição) mas  definir atribuições não tem o menor cabimento e tem que ser  rejeitado de pronto.
Ou o governo não vai mais governar, porque a boiada ruralista só pensa nos seus interesses, em  especial assegurar  a invasão de terras indígenas e grilagem. Tirar o Cadastro Ambiental Rural do Ministério do Meio Ambiente é passar boiada no maior descaramento.

Passar de forma apressada o marco temporal que assegura o direito dos povos indígenas  a retomarem a seus lares depois de expulsos após o marco da Constituição de 88 , é  afrontar o  direito  dos povos originários que aqui estavam antes de aparecer em pleno século XXI esses ruralistas  que são uma vergonha em matéria de respeito ao nosso país e ao povo brasileiro.

O Conselho Indigenista Missionário , assim se manifestou sobre as ações inescrupulosas de segmentos do Legislativo:
"Na data de ontem, 24 de maio de 2023, assistimos às manobras inescrupulosas nas duas casas legislativas federais do Brasil. No início da noite, a Comissão Mista responsável por analisar a Medida Provisória (MP) 1154 aprovou a retirada de competências fundamentais dos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e dos Povos Indígenas (MPI). O relatório aprovado subtraiu do recém-criado MPI a atribuição da demarcação dos territórios indígenas e flexibilizou a segurança ambiental do bioma Mata Atlântica".

E acrescenta a nota do CIMI: "Mais tarde, o plenário da Câmara aprovou a urgência na tramitação do Projeto de Lei (PL) 490/2007, que institucionaliza a tese do marco temporal, dificulta o andamento dos processos demarcatórios, abre as terras indígenas para toda sorte de exploração e busca, na prática, inviabilizar o direito constitucional dos povos originários à terra ", diz a nota do CIMI.
Não está ainda definido o que vai  acontecer com os ministérios. Mas, o país vai perder credibilidade internacional e muitos recursos se atentar contra as atribuições  dos Ministérios dos Povos  Indígenas e do Meio Ambiente.
Para criar esses Ministérios houve  consenso  de governo e  manietar e destruir os fundamentos dessa criação  é um atentado praticado por segmentos  do Legislativo que já nem cabe aqui qualificar. Lula vai se reunir nesta sexta, 26, com as duas ministras e espera-se que haja um entendimento da importância desses dois ministérios com suas atribuições atuais . Ou o governo perderá credibilidade. E não pode se submeter a essas pressões espúrias. Parlamentares do campo progressista, todos , têm que impedir essa barbárie. Mãos à obra.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!